sexta-feira, 4 de março de 2011

Primeiro dia do Rio Music Conference

*Conteúdo reproduzido integralmente do Factóide.


Workshop, paines, invasões e Factóide.

Mesmo sem sol, o Rio continua lindo, e finalmente a Marina da Glória abriu suas portas para o Rio Music Conference 2011.

A primeira parada do dia foi no Workshop do Ilan Kriger, ainda ao som da montagem dos últimos stands, cujo tema inicialmente era sobre Live x Traktor, mas a aula não girou só sobre isso e houve muitas questões e discussões sobre o que um DJ faz (muito além de tocar e mixar, faz pesquisa musical, se preocupa com a imagem entre outras coisas).


O painel “Larguei Tudo e Virei DJ” se mostrou muito mais do que um papo bacana com os DJs Raul Boesel, André Marques e Rodrigo Penna.

Que falaram sobre suas experiências e como venceram as desconfianças quanto as suas carreiras de dj, que chegaram a receber algumas sabotagens como certo tapinhas para aumentar o pitch, como contou André.

Aberto o microfone para perguntas, manifestações do Presidente do Sindicato de DJs de São Paulo e de uma representante da Associação de DJs do Rio levaram a conversa para a necessidade (ou não, como acreditamos e justificamos aqui) de uma lei regularizando a profissão.

Impressionou como os participantes do painel, muitas vezes injustiçados, se mostraram muito mais conscientes da profissão, que deve valorizar a pista e a diversão (lucro e autoregulamentação são consequências), principalmente nesses tempos onde a Internet e tecnologia abriu campo para qualquer um ser dj (o que de fato não é algo ruim).

A intervenção do professor Aleksey informando sobre a abertura de um curso universitário sobre música eletrônica no Rio de Janeiro foi muito bacana.

A noite terminou muito bem com o painel sobre mídias sociais apresentado por Lalai, Ana Laura aka DJ Mulher e Adrian Harley, da Sony Music.

A grande mensagem do painel, que também serve para encerrar este review do primeiro dia é que não importa a plataforma, o conteúdo deve ser bom e a relação deve ser boa e humana (com quem fala bem ou mal).

E não poderia faltar um pouco de música: