Por: IlanKriger
Esse é o terceiro artigo da série que tem como objetivo, incentivar você a começar a produzir ou a aprimorar a sua técnica.
Depois de montar um padrão de bateria, você vai precisar montar uma linha de baixo, lead, pad e outras partes melódicas – como fonte de som você pode usar áudio (como loops e nos samplers) e também Midi (sintetizadores do Ableton Live e de terceiros) – neste ponto que muitos iniciantes encontram grande dificuldade, nada que eles produzem soa como esperado. Mesmo essa sendo um missão muitas vezes difícil, se você conseguir bons timbres a mixagem e masterização da sua música vai muito mais fácil.
Qual é a melhor forma de encontrar o Timbre ideial (áudio ou Midi)?
Trabalhar com áudio e Midi é muito diferente, aconselho que você consiga tirar o melhor resultado destas duas formas – assim vai ser mais fácil de você conseguir uma paleta sônica rica e completa.
Como trabalhar com áudio no Ableton Live?
Você quer gravar um instrumento ou vocal? Confira o tutorial – Como gravar áudio no Ableton Live
O Ableton Live fez história (e continua fazendo) quando foi lançado, pois ele trabalha de uma forma revolucionária com áudio – antigamente era preciso mudar a velocidade e fazer edições de uma forma off-line e destrutiva (isso fazia o processo de produção ser bem mais lento) – com o Ableton é possível testar diferente velocidades e edições de sample sem “estragar” o arquivo original.
Não só edite mas recicle: por ele ser uma ferramenta que facilita o uso de áudio, aproveite para não apenas copiar e reproduzir um loop pronto, mas sim procure reciclar e criar algo novo, quem fez isso com maestria foi o Prodigy, Daft Punk e muitos outros artistas de sucesso.
Confira como é possível reciclar áudio no Ableton Live:
- De onde vem os sucessos da French House (Daft Punk)
- Making of “The Prodigy – Smack My Bitch Up” in Ableton by Jim Pavloff
Recomendo para melhorar o seu aproveitamento, aprender as seguintes ténicas: envelopes, slice to new midi track, edição destrutiva (consolidate), plug-ins como Melodine e Auto-tune também podem ajudar muito.
As ferramentas abaixo, também são de grande valor:
As ferramentas abaixo, também são de grande valor:
Você está sem matéria prima? Milhares de samples grátis (ou melhor milhões)
Como trabalhar com Midi no Ableton Live?
Quando você usa Midi, a quantidade de variáveis aumenta, mas também a dificuldade para encontrar o timbre perfeito. Recomendo estudar:
Como trabalhar com Midi no Ableton Live?
Quando você usa Midi, a quantidade de variáveis aumenta, mas também a dificuldade para encontrar o timbre perfeito. Recomendo estudar:
- Síntese: comece hoje mesmo a estudar sobre os diferentes tipos de síntese. Em pouco tempo você vai perceber, que a grande maioria dos synths tem funções em comum, que podem ser facilmente entendidas e manipuladas;
- Aulas de teclado: desenhar as notas com o mouse pode funcionar, mas ao aprender técnicas de teclado fica muito mais fácil para encontrar padrões que se encaixem na sua ideia inicial.
Eu adoro usar o Operator e o Analog (sintetizadores nativos do Ableton), com eles é possível criar basicamente qualquer som – recomendo ler o manual e aprender o que faz exatamente cada uma das suas funções.
O mestre Gustavo Bravetti consegue resultados incríveis com o Operator:
O mestre Gustavo Bravetti consegue resultados incríveis com o Operator:
- Como criar um “Kick” no Ableton Live – Operator (Gustavo Bravetti)
- Como criar um “Snare” no Ableton Live – Operator (Gustavo Bravetti)
- Gustavo Bravetti – Como fazer o timbre de Body Language no Operator
Sound Designer no Ableton Live (ferramentas e técnicas):
- Como funcionam os samplers do Ableton Live (Impulse, Simpler, Sampler e Drum Rack)
- Como samplear vocais no Impulse – Ableton Live
- Vocoder
- Rack de efeitos (Dj Fx) para download
- Vocoder do Ableton 8 – Sound Design
- Vocoder, Grain Delay e Ping Pong Delay
- Como criar vocais de Fidget House no Ableton Live (Sampler)
Vídeos Aula da AIMEC sobre os samplers e Operator do Ableton Live: