quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Música livre, para um mundo livre
A ideia de música livre é similar à noção de software livre, onde a palavra "livre" não se refere exclusivamente ao preço. Isto significa que qualquer pessoa tem a liberdade de copiar, distribuir e modificar a música com objetivos pessoais, não-comerciais.
De uma forma mais simples, a partir de um material de música livre, você pode fazer a cópia de um CD, download das músicas pela internet, fazer cover ou modificar as próprias músicas (com um remix, por exemplo)...
Tudo isto pode ser feito desde que o autor da obra libere seu material para tal fim, através de licenças Creative Commons.
Para quem escuta e baixa a música é bom, mas e para o artista? Talvez você tenha se perguntado isto.
Para o artista, na minha opinião, fica mais um desafio, onde ele terá que ganhar o dinheiro através de seus shows, doações (onde a pessoa paga quanto ela quiser pelo download). Existem sites, como o Jamendo e a Trama Virtual, onde a pessoa disponibiliza seu material para download, as pessoas baixam gratuitamente e o artista é remunerado. Logicamente que esta remuneração não é tão alta, mas, concerteza, com a divulgação de sua música e seu nome pela internet, seu salário será pago com muitos shows feitos, e sua imagem, pelo menos na minha opinião, será muito elevada.
Em tempos onde baixar é tão simples como falar, música livre é a solução para grande parte dos problemas da pirataria. Não digo nem só música livre, mas software livre também (aproveite e visite a C.L.I.). As empresas têm que perceber que os tempos são outros e que o "futuro" é a "liberdade".
Abrass Peace4ALL