domingo, 17 de outubro de 2010

Desvendando a Música Eletrônica - Parte 2


"O sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificialmente, usando várias técnicas."

Essa frase que você acabou de ler foi a definição extraída da Wikipedia sobre o que é um sintetizador. Nisso, pode-se concluir que o sintetizador é o principal instrumento da música eletrônica.

Existem dois tipos de sintetizadores, os analógicos e os virtuais (VST's), entre os analógicos temos como exemplo: o Minimoog, Roland TB-303, Alesis Andromeda, Clavia Nord Lead, Yamaha DX7, E-mu Emulator, dentre muitos outros. Já entre os virtuais esses sintetizadores se encontram em formato VST (Virtual Studio Technology), que é uma tecnologia inovadora criada para "virtualizar" os equipamentos físicos de um estúdio, ou seja, todo o hardware que a gente acaba vendo em um estúdio cabe dentro do computador.

Esses VST's se integram as DAW's, dando um poder ainda maior de produção. Dentre alguns, dos milhares (ou até milhões) que existem, eu destaco: o Nexus, Toxic Biohazard, M30 Reverb (que é um VST de efeito), e por aí vai. Procurando pela internet concerteza você encontrará mais e se aprofundará no assunto.

Até a próxima, se Deus quiser.

Peace4ALL