sábado, 5 de fevereiro de 2011

Aula Show em Campinas com participação de Mateus B


No próximo dia 11 de Fevereiro (sexta-feira) as 19h, a AIMEC Campinas realiza mais uma Aula Show aberta ao público com a participação especial de Mateus B. Os assuntos abordados serão direcionados para mixagem performática com controladores e mashups ao vivo.

AULA 01_Mixagem performática e controladores:
  • Como aproveitar melhor os recursos (CDJ, mixer e EFX 1000).
  • AKAI APC 40 + Ableton Live (mapeamento automático e utilizando como monome).
  • IPAD na discotecagem (aplicativos e controladores MIDI).
  • Mashups e reedits ao vivo.

AULA 02_Mashups e reedits na produção musical:
  • Conceito e diferenças entre mashup, reedit e bootleg.
  • Versões exclusivas para as pistas.
  • Ableton Live: Como linkar as músicas.
  • Como inserir músicas com BPMs distantes.

Garanta sua vaga. Entrada gratuita.
Interessados enviar nome completo, e-mail e telefone para: campinas@aimec.com.br

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Semana da produção musical no Ableton Live – Parte 5 – Masterização


Por: IlanKriger

Este é o quinto artigo da série Semana da produção musical no Ableton Live, eu tinha previsto apenas 5 artigos, mas acabei mudando de ideia, acho que é importante adicionar um sexto artigo, falando sobre mercado.

Fiz uma compilação em ordem de dificuldade dos artigos postados no www.ilankriger.net, sobre masterização:
Ferramenta essencial para melhorar a sua mixagem – compressão de side-chain:
Dicas de artistas e técnicas empregadas por diferentes artistas:
Recomendo fortemente:

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Semana da produção musical no Ableton Live – Parte 4 – Dicas para aumentar a velocidade das suas produções e muito mais


Por: IlanKriger

Este é o quarto artigo da série – Semana da produção musical no Ableton Live.

Eu tinha previsto colocar aqui, apenas dicas de como aumentar a velocidade das suas produções, mas acabei encontrando muitos outros artigos essenciais, que eu resolvi listar.

Neste post você tem links sobre: home studio, curiosidades, efeitos do Ableton, sintetizadores, Max for Live, mercado e Trance.

Você quer montar um home studio?
Curiosidades:

Ableton Live:

Melhores as suas produções:

Max for Live (ferramenta muito poderosa e ainda pouco utilizada):

Fonte de inspiração - Projetos Abertos e Pacotes de Samples para remix:

Progressive e Psy Trance (linha de baixo):

Mercado:

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Semana da produção musical no Ableton Live – Parte 3 – Timbres


Por: IlanKriger

Esse é o terceiro artigo da série que tem como objetivo, incentivar você a começar a produzir ou a aprimorar a sua técnica.

Depois de montar um padrão de bateria, você vai precisar montar uma linha de baixo, lead, pad e outras partes melódicas – como fonte de som você pode usar áudio (como loops e nos samplers) e também Midi (sintetizadores do Ableton Live e de terceiros) – neste ponto que muitos iniciantes encontram grande dificuldade, nada que eles produzem soa como esperado. Mesmo essa sendo um missão muitas vezes difícil, se você conseguir bons timbres a mixagem e masterização da sua música vai muito mais fácil.

Qual é a melhor forma de encontrar o Timbre ideial (áudio ou Midi)?

Trabalhar com áudio e Midi é muito diferente, aconselho que você consiga tirar o melhor resultado destas duas formas – assim vai ser mais fácil de você conseguir uma paleta sônica rica e completa.

Como trabalhar com áudio no Ableton Live?

Você quer gravar um instrumento ou vocal? Confira o tutorial – Como gravar áudio no Ableton Live

O Ableton Live fez história (e continua fazendo) quando foi lançado, pois ele trabalha de uma forma revolucionária com áudio – antigamente era preciso mudar a velocidade e fazer edições de uma forma off-line e destrutiva (isso fazia o processo de produção ser bem mais lento) – com o Ableton é possível testar diferente velocidades e edições de sample sem “estragar” o arquivo original.

Não só edite mas recicle: por ele ser uma ferramenta que facilita o uso de áudio, aproveite para não apenas copiar e reproduzir um loop pronto, mas sim procure reciclar e criar algo novo, quem fez isso com maestria foi o Prodigy, Daft Punk e muitos outros artistas de sucesso.

Confira como é possível reciclar áudio no Ableton Live:
Recomendo para melhorar o seu aproveitamento, aprender as seguintes ténicas: envelopes, slice to new midi track, edição destrutiva (consolidate), plug-ins como Melodine e Auto-tune também podem ajudar muito.

As ferramentas abaixo, também são de grande valor:
Você está sem matéria prima? Milhares de samples grátis (ou melhor milhões)

Como trabalhar com Midi no Ableton Live?

Quando você usa Midi, a quantidade de variáveis aumenta, mas também a dificuldade para encontrar o timbre perfeito. Recomendo estudar:
  • Síntese: comece hoje mesmo a estudar sobre os diferentes tipos de síntese. Em pouco tempo você vai perceber, que a grande maioria dos synths tem funções em comum, que podem ser facilmente entendidas e manipuladas;
  • Aulas de teclado: desenhar as notas com o mouse pode funcionar, mas ao aprender técnicas de teclado fica muito mais fácil para encontrar padrões que se encaixem na sua ideia inicial.
Eu adoro usar o Operator e o Analog (sintetizadores nativos do Ableton), com eles é possível criar basicamente qualquer som – recomendo ler o manual e aprender o que faz exatamente cada uma das suas funções.

O mestre Gustavo Bravetti consegue resultados incríveis com o Operator:
Sound Designer no Ableton Live (ferramentas e técnicas):

Vídeos Aula da AIMEC sobre os samplers e Operator do Ableton Live:

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Semana da produção musical no Ableton Live – Parte 2 – Bateria


Por: IlanKriger

Quase tudo começa por aqui!

A bateria é a alma do negócio, a grande maioria dos produtores musicais começa as suas tracks pela parte rítmica. As escolhas que você faz neste estágio vão influenciar e muito na qualidade final da sua música.

Kick (bumbo da bateria): Se você tiver um bom kick (com brilho, peso e presença), vai ficar mais fácil de perceber se os próximos elementos que você for colocar estão no mesmo nível.

Se você não consegue encontrar o sample ideal assista esse tutorial – Como fazer micro sample e revolucionar o kick das suas produções.

Pratos: O Open Hat – cria uma força oposta ao kick.
Tome cuidado para não deixar eles muito longos, ou eles podem soar mal produzidos.

Você está trabalhando com um loop de áudio?

Para encurtar e também criar variações dos seus hats, use automações de envelope (imagem abaixo):



Quer aprender mais sobre envelope de áudio, para melhorar o uso de samples na sua bateria?
Você está trabalhando com um Midi?

Diminua o decay – controle presente em qualquer tipo de sampler. (Veja imagem abaixo):



Muitas músicas atualmente fogem do padrão e não usam o open-hat, você já percebeu isso?

Tutoriais indicados para melhorar a sua bateria: